domingo, 23 de novembro de 2008

O mito romântico

Imaginemos uma vida em comum para Romeu e Julieta...

Julieta - , Romeu, bebeste de novo? Não há um dia em que não vais à taberna. Quanto azar o meu.

Romeu - Ó criatura, não percebes que odeio discutir quando estou de ressaca?

Julieta - Tu bem sabes, ó Romeu, que há meses estou sufocada. Não aguento mais pensar e rimas e em palavras rebuscadas para justificar nossa convivência mal fadada. E tu vens cheirando a vinho barato, deixa esse monte de roupa jogada no chão, pões suas galochas em cima da mesa, e queres o controle remoto só para ti...

Romeu - Julieta, tu que já fostes minha amada, agora não passas de uma mulher grossa e mal-humorada. Sem falar que engordou, não se cuida como deveria. Pra não dizer que me negas sexo e estou subindo pelos alpendres...

Julieta - E chega de rima, caralho! Não aguento mais ter de pensar em tempos verbais e em palavras que já sumiram do dicionário.

Romeu - Se não estás feliz por que não desces do castelo e se vai?

Julieta -Epaaaaaa! Seu Montequiozinho de merda. Tá esquecendo que quem financiou esse castelinho aqui fora meu pai???? E ele tinha razão, Ó Deus. Não devia ter me envolvido com vós. Mas, veio com aquele papinho de lábios de peregrino, e eu caí... Aiiiiiii, como sou burra viu. A gente não devia ter mudado o curso de uma história que deveria existir por gazilhões de anos. Todo mundo ia acreditar que seríamos felizes para sempre. Quem mandou enganar o escritor e não tomar a porra do veneno?

Romeu - A idéia e enganar William foste tua, lembra-se? Tal qual a mulher engana a Deus e o diabo...

Julieta - Ah Romeu, sejas homem de uma vez. Wiliam fez coisas melhores depois. Ninguém mais engolia aquele choro, o desepero ao me ver deitada e sacar o veneninho do bolso pra me acompanhar até a eternidade. Agora, tu não vais comigo até a esquina.

Romeu - O enganado fui eu, ó serpente! Na literatura não havia referência a sua TPM. Tu eras uma flor, uma pequena muito doce. Agora, virou esse sargento de corselet.

Julieta - Romeu, vc era um EMO!!! O mundo é outro agora. Não se chora mais por amor, entendes? Chora-se pela queda das bolsas, os EUA elegeu um negro para presidente. Em que tempo vives?

Romeu - Mas eu não quero mudar. Quero continuar fazendo meus versos, e morrendo de amor no fim, como deveria ser. Mulher, tens mania demais! Queres tudo. Vc me amava como eu era. Bastou o matrimônio para que queiras me modificar. É sempre assim, os homens casam, querendo que suas mulheres jamais mudem, e as mulheres se casam crendo serem espertas o bastante para mudá-los.

Julieta - Está vendo? Você deve estar lendo Martha Medeiros aos domingos.

Romeu - E sou crucificado pela minha sensibilidade? Que mal há em querer continuar do mesmo jeito que nasci? Eu gosto de beber nas tabernas, gosto de ver o Vasco na TV, choro no Arquivo Confidencial do Faustão, aprecio as mesas redondas, detesto lavar louça, não sou bom em DRs como você. Custa deixar-me em paz no sofá?

Julieta - Muito me custa, Romeu. Quero o divórcio.

Romeu - Estás usando aquela erva de novo? Não temos divórcio neste reino, insana criatura. Pegue seu escorpião de estimação e cala-te. Quem sabe desta vez para todo o sempre...

Julieta - Vou para casa de minha mãe. Tu tens duas semanas para arrumar um lugar. Vou vender este castelo e com a metade vou correr mundo, ser livre, Romeu. Não quero mais ficar presa a um mito romântico e neste caso semântico.

Romeu - Então vá, enquanto a minha prece eu executo. Mas não aporrinhe-me mais. Com minha metade vou encher a adega de vinho, comprar uma TV de plasma com tantas polegadas que a quilômetros saberão o que assisto, vou pegar umas putas e comê-las-ei a hora que quiser. E se mais alguma mulher atravessar meu caminho com lábios que tentam me absolver, preferirei ser condenado ao pecado até o fim dos meus dias.

Julieta - Pára de drama, ô palhaço. Me vou agora. Não me procure mais, esqueça meu nome e o endereço do meu jardim. Serei livre para viver o que eu quiser. Quanto a vc, morra!

Romeu - Já fizemos isso, lembra?

10 comentários:

Homem do Cafezinho disse...

Ótimo texto, como sempre....
Realmente, nas muitas linhas que bill dedica à descrever a beleza de Julieta nada comenta sobre sua TPM!!!! Hehehe

Conseguiu mais uma vez nos presentear com um maravilhoso conto da vida moderna!!! Continue assim....

E lhe devo dois cafés!!!

Juliany Alencar disse...

Caraca, muito bom!!!
Esse história de Romeu e Julieta só mesmo nos livros porque na vida real tá difícil um cara que pague a conta no restaurante quem dirá ser capaz de morrer por amor. rsrsrs

Marsyah disse...

Brilhante!!!!
Amei este diálogo.
Eu sempre pensei em como seria se Romeu e Julieta tivessem se casado, e seria bem assim, não é?

Bom demais!
bjux!

Ocorrências cotidianas... disse...

uahuahhauhahuha
adorei essse dialogo moderno..talvez se n tivessm morrido,viveriam em pe d guerra,cmo muitos casais.
uahuhauhuaha
:)

Madame Poison disse...

É...melhor mesmo eles terem morrido e virado mito. Não há amor que resista a convivência, as bebedeiras, as cuecas espalhadas...

Bridget Jones disse...

Gata, vou te falar uma coisa...

Eu de DR sou uma encrenca tb! Não consigo, não consigo, não consigo! Tenho preguiça de argumentar. Falha grave da BRID.

Cotidiano é uma Scheiße mesmo!

Beijos
BRID

Anônimo disse...

óóóótimo!
nossa, sargento de corselet foi fantastico!
Romeu e Julieta só é lindo porque eles morrem no final, se por acaso tivessem casado certamente seria diferente a visão de "amor" que eles teriam!

seus textos são sempre muito bons alice, entro todos os dias para ver se tem atualização!
Espero que continue a escrever por muito tempo!

Beijos
Agente M

Alex&Elisa disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gente, eu adorei o texto...principalmente a última fala do Romeu...muito boa...hahaha

Beijos do Alex

Anônimo disse...

Ahhhhh!!!
Que lindo!!!! Me sinto tão feliz quando chego próximo ao lustre e me deparo com essas palavras tão vivas, tão... "Alice"!!!

Belissimo, como sempre!!!

Acho que vou mandar alguém esquecer o endereço do meu jardim!!

Bises!

Iza disse...

Bem, não tem como discordar disso... Do lustre, do closet, de qualquer lugar é isso que vemos. Mas eles ainda tinham a sorte de que, periódicamente, as guerras salvavam os casamentos, evitavam DRs, tudo isso. É incrível a diferença que um teto faz sobre duas cabeças...
Gostei muito de como você sintetizou a idéia...