domingo, 19 de outubro de 2008

Em pedra dura

O que é a confiança nesse mundo em que todos somos culpados até que se prove nossa inocência?
Olha de soslaio o cara que passa ao lado. Se ele diz que vai ligar no dia seguinte você não crê. Se alguém lhe oferece ajuda, vc quer saber o que o outro quer em troca. Se alguém lhe faz um elogio, você finge aceitar pq acha que é mentira. Esmola demais o santo desconfia. Que santo vai olhar por vc agora? E santos existem? Pode vê-los? Pq crê-los? Você tem muitos números de celular. Troca as senhas de duas em duas semanas. Checa os e-mails do namorado. Anda com spray de pimenta na bolsa. Disfarça e fotografa o taxista caso ele lhe cobre a mais pela corrida. O mundo é uma conspiração. Contra você. Contra todos nós. Vc duvida de sua capacidade. Do seu sex apeal. Da palavra. Da honra. Da vontade. Da fé. Por medo de confiar, vc deixa passar oportunidades. Por não querer acreditar, passa uma vida. Não ouvir é uma forma de desacreditar. Amizade despretensiosa não existe. Querem sempre tirar algo de você. O quão ingênuo já fora capaz de ser? Em que ponto deixou pra trás a verdade? Onde ela está agora? Consegue apontá-la? Tocá-la? Senti-la. Sentinela. Em alerta. Sempre. Onde vc foi parar? Em que estrada fez a curva? A quem vai recorrer nos piores momentos? Alguém te conhece? Se conhece? De verdade? Mas onde ela está? Agnósticos do fim do mundo. Mundo livre. Mundo livre? Confiar deve ser um ato transgressor...

"Suba neste barco
Naufragante e guie-o pra casa
Ainda temos tempo
Eleve sua voz esperançosa
Você pôde escolher
Você fez sua escolha agora"

* Baseado em dois filmes vistos no fds: "Apenas uma vez" e "Beijo Roubado". Aos que desconfiam, tentem!




6 comentários:

Vinicius disse...

Confiar é um ato transgressor, num mundo onde cada um vive por si e para si. Tem muito de Nietzsche no seu texto.

Obrigado pela visita e comentário.

Anna disse...

Adorei esta toca.
Voltarei.

Anônimo disse...

Alice e sua ilustre capacidade de iluminar minha mente!
Desculpe pelo trocadalho! rsrsrs

tempo que não passo aqui! Saudades do lustre!!!!

beijos!

Tia do Café disse...

Pedra dura! Desconfiar! Pra alguns isso é quase uma arte! E para outros, um absurdo! Como tudo na vida, até a tal da desconfiança tem que ser pesada, pra não extrapolar e virar doença.

Passe pra tomar um café qualquer hora dessas!

Abraço!

Anônimo disse...

Sabe o que é pior?!
É quando as pessoas ficam justificando as atitudes delas com a gente por coisas que viveram com outras... algo do tipo: "ah! você é legal, mas não vou fazer 'bla' com você, porque uma vez... alguém me machucou e eu perdi a confiança... e bla bla bla..." Já viu isso?
tenso! rsrsrs

beijos Alice!

Andou sumida hein?! Hum!

Juliany Alencar disse...

Desconfiar é sempre um ato de quem já foi passado para trás alguma vez. Mas, como tudo na vida, não pode ser uma atitude excessiva.
Gostei muito to texto!!!