sexta-feira, 18 de julho de 2008

O poder de negociação

Certa vez, um namorado me disse que havia me escolhido porque eu era uma mulher adequada a ele. Na hora não refleti sobre. Mas ao chegar em casa pensei: vou terminar com esse merda.

Mulher adequada?
Deve ser um dos piores adjetivos que recebi na vida.
Mas esta história acontecida há zilênios me perseguiu esta semana. E pensei no que a tal adequação implicava e pq ela era tão importante para o mundo masculino. Imediatamente interliguei a adequada à mulher pra casar. E a dura constatação é de que ainda somos, sim, divididas em categorias. Tal qual cartão de crédito. A versão básica, a platinum e a gold. Vamos às configurações:

a - Versão básica
Desprovida de muito poder de negociação. Possui limite curto. No máximo consegue um cineminha, um jantarzinho e um motel de quinta. Pelo menos uma vez por mês é procurada, caso não exista maiores perspectivas de gasto com platinum e gold, o que poderia comprometer o orçamento. O basic card jamais é utilizado no fim de semana, no máximo pra trocar o óleo do carro rapidamente à tarde, na volta da pelada com os amigos. Obviamente, o basic está louco para se tornar um gold, mas sabe que a possibilidade é muito remota.

b - Versão Platinum
Ela já consegue fazer compras em moeda estrangeira e viagens internacionais. Possui pelo menos mais 10 vantagens que a básica. Um emprego dos sonhos, um carro do ano, roupas caras, bom gosto para vinhos e permite ao comprador maior liberdade para gastar como quiser. Normalmente, já esteve com outros compradores antes em situação de exclusividade e não está desesperada para se tornar gold. Sabe de seu poder de mercado e joga alto. Ainda assim, perde para o Gold que é sem limite.

c- Versão Gold
Como o próprio nome diz, é ouro puro. Sem regras de utilização, propõe o mundo de sonhos que um pedaço de plástico pode adquirir. Assim como a versão básica também quer ser exclusivo, mas sabe que em tempos de vacas mais magras vai concorrer com o platinum. No entanto, não demonstra sua aflição. É segura, inteligente, manipuladora, discreta e muitas vezes sai da joalheria com aquele anel de brilhantes que tanto cobiçam a básica e a platinum, por mais que a platinum possa comprar o seu próprio anel.

É uma analogia apenas. Mas dá bem a noção das mulheres adequadas a cada tipo de homem. Na realidade, ser adequado a qualquer coisa deve ser muito chato, pois se decidir em algum momento parecer original vai chocar quem o achou adequado. Conheço um outro cara que só se casa com professoras. Provavelmente está prestes a se casar com mais uma. É uma espécie de serial killer do magistério pq acha que estas são mais adequadas ao seu way of life. Outro, só quer as comprometidas pq jamais quis compromisso e outro só gosta de meninas mais novas, pelo menos 20 anos, para não se lembrar que seus 50 já pesam no dia-a-dia. Quanto ao namorado que me achava adequada, levou um pé, claro. Mas antes perguntei o pq de me achar adequada. E não satisfeito me diz: "Pq vc é uma mulher que está à minha altura".
Era mesmo o fim.

8 comentários:

Anônimo disse...

O mais cruelmente interessante é ver como uma gold consegue estalando os dedos o que uma básica não conseguiu por anos. Homens classificam as mulheres em um sistema de castas, e as que iniciaram básicas, morrem básicas pra eles, não importa o que fizerem. Isso não diz tudo que precisamos saber sobre a sociedade?

Diane Lorde disse...

Mulher básica, adequada deve ser a mami´s do mesmo, apoiada em fazer o acordo pé e bunda...
Pau nele!

Bjão:)

Alice ainda mora aqui disse...

Diz muita coisa Bê, muita mesmo! Mais ainda quando a gte desiste de se enquadrar num dos padrões e desiste principalmente do usuário do cartão!

que bom que apareceu pra matar saudade dos seus escritos.

S. H. disse...

Olááá! Eu vim agradecer o seu comentário (que eu demorei pra achar porque você comentou em um post mais antigo) e aproveitei pra dar uma geral aqui. Vou linkar você. ok?
E, sim, eu tenho só 17 anos.
Pelo menos até outubro!
Bye bye. =*

Sol! disse...

hauhauhauhauhauha

ADOREI!!!

eu por exemplo só pego Homens no estilo "vale refeição"...

seria isso uma psicopatia????

meus instantes e momentos disse...

muito bem feito, teus posts, tudo muito bom. Gosto daqui.
Apareça
Maurizio

Anônimo disse...

Alice, veja bem: não é o homem, é o ser humano que é assim, pode ser a maioria, mas não todos. Confusão: platina é mais que ouro, que é mais que prata. Esvreves muito, muito bem mesmo. Idéias geniais. Abraço!

Cruela Veneno da Silva disse...

ainda bem que eu sou toda errada.